domingo, 26 de junho de 2011

FANTASIA E IMAGINAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

-Vovó, conta uma estória!?
Momento mágico!
Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Branca de Neve,...O Bichinho da Maçã...
Lembro-me com o livro nas mãos, ela escondidinha atrás de mim, em suspense, esperando pela hora em que o homem abre uma boca enorme para comer a maçã,...mas o bichinho está lá dentro!...Aí um sorriso de alívio quando o bichinho grita: - 'Tem gente!!' e o homem horrorizado diz: -" Tem bicho!",  joga longe a maçã e o bichinho se salva.

Ele deitadinho na rede da varanda me diz: - Vovó "canta" uma estórinha? E eu "canto' a estória do Cravo e a Rosa, Alecrim Dourado ,Ciranda Cirandinha, ...até ele dormir ...imagino seus sonhos!!


Ah! Se os pais, os avós, todos os adultos das vidas de todas as crianças, soubessem o que representa para elas este momento em que nos colocamos ao seu lado para contar, cantar e ler estórias!

Com estas estórias a criança trabalha o real e o imaginário e isso lhe permite, mediante o processo criador, inerente à fantasia e a imaginação, transformá-las em sua realidade.

Estabelecendo um diálogo interior entre sua imaginação e o mundo real, ela aprende a conhecer melhor a si mesma, a seu ambiente e o papel que representa neste contexto.Torna-se consciente de seu poder de influenciar e transformar o seu meio e também das limitações que a natureza e as outras pessoas lhe impõem.



Toma consciência também que terá que arcar com as responsabilidades de seus atos e lidar com suas próprias reações, o que lhe permitirá encontrar o caminho para o auto- conhecimento e a procura da própria identidade dentro de seu mundo.


A criança necessita, pode-se dizer até se alimenta, da fantasia e da imaginação. Necessita delas para desenvolver-se intelectual e socialmente.
Tudo tem seu tempo e o auge do tempo da imaginação e da fantasia é da infância até à adolescência. É um momento especial, de grandes descobertas, onde nós adultos responsáveis,temos um papel fundamental que é ajudar a criança a trilhar esse caminho maravilhoso, até que um dia ela descubra, no momento certo, que a fantasia, a imaginação e a realidade caminham juntas, lado a lado.



Esta postagem foi inspirada num Trabalho de Pós-graduação em Educação Infantil, em parceria com a minha querida amiga e filha do coração Patrícia Samara Chahin Bohn.

2 comentários:

  1. Taí a real importância dos avós na vida da criança. Pena que o cotidiano dos dias atuais, tem relegado "esses seres"ao esquecimento e à extinção.

    ResponderExcluir
  2. MInha saudosa e amada avó Tacinha foi quem me apresentou aos livros... Lembro como se fosse hoje, a entonação, a interpretação dos personagens, tudo com a maior paciência do mundo. Creio que não tinha noção que aquele singelo momento de carinho seria tão marcante em meu desenvolvimento e tão inesquecível...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...