sexta-feira, 9 de março de 2012

Aquecimento Global e o Homem do Campo

Tenho percebido, com muita apreensão, as modificações visíveis do tempo.
As chuvas tornaram-se escassas.  O calor está quase insuportável. Onde estarão as "águas de março"?
As folhagens  estão prematuramente amareladas, as tardes abafadas tornam-se escuras de repente, anunciando tempestades que se dispersam no ar, levando a esperança de vermos os campos banhados e verdes.
Estão  realmente  havendo mudanças climáticas no planeta!
O aquecimento global é uma realidade!  Mas quais seriam as causas? Ou melhor, os causadores?
Os homens?
Não existem provas cientificas de que o aquecimento global seja responsabilidade apenas do homem comum. Existem fatores como o movimento das placas tectônicas, vulcões, terremotos...



Acredito que as mudanças climáticas sejam consequência da ação de conglomerados industriais - que incentivam o consumismo, o desperdício, poluem e contaminam o ambiente -  e da falta de vontade politica..
Tentando se eximirem das responsabilidades, os governos e empresas tentam jogar sobre os ombros das populações a culpa de todos os transtornos causados pelas mudanças climáticas.







                                                  


Nunca a Natureza é tão aviltada como quando a ignorância supersticiosa tem a arma do poder.
                                                                                                                 Voltaire


Passivamente aceitamos essa culpa!   Pior, continuamos a aceitar os apelos da mídia,  a consumir muito mais do que aquilo que necessitamos para viver.





Cada dia a Natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. 
                                                                           Mahatma Gandhi


Até o homem do campo que sempre foi respeitado por seu trabalho árduo e honrado, que produz o alimento sagrado e  necessário à nossa subsistência, hoje é visto  e tratado como um criminoso pelos governantes e ambientalistas. É  apontado como o vilão  do processo de degradação do ambiente. No entanto esta degradação se origina, como citado acima,  nas grandes  indústrias e latifúndios.
 

                                           


Estamos agora na iminência da aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, e eu me pergunto, acostumada que estou às arapucas que este governo nos  prepara: " que novas armadilhas estarão por trás dessa nova lei?"
Nosso país é imenso, um continente - podemos dizer -  o detalhamento da lei levará realmente em conta as características de cada território,  sua história, sua cultura, seu clima, sua economia, enfim, todas as suas diferenças e peculiaridades?
E  aos pequenos produtores rurais  -e entre estes me incluo - o que lhes estará reservado?
Necessitam  de apoio  para tornar suas terras mais produtivas, com a ajuda da tecnologia e de politicas econômicas mais justas; gerar lucros e sair da difícil situação em que se encontram.
É necessário que busquem orientação para se profissionalizarem, tornarem-se empresários em sua área.
O homem do campo deve ultrapassar suas porteiras, sair em busca de aprendizagem  para o desenvolvimento de práticas agrícolas que diminuam a emissão de gases de efeito estufa, como por exemplo a  fixação de carbono no solo através da adubação verde, transformar o gás metano em energia; encontrar subsídios que lhe permitam crescer e contribuir para livrar nosso planeta das grandes catástrofes que o ameaçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...