domingo, 5 de fevereiro de 2012

Literatura: Uma Grande Paixão

Minha relação com a literatura é de longa data!   È uma paixão que  nasceu comigo!  Não tenho lembrança de que alguém lesse estórias para mim, lembro-me  no entanto, que à noite com meu irmãozinho no colo, sentada na cadeira de balanço, cantava e inventava estórias para ele dormir. Quase sempre dormíamos os dois. Eu tinha apenas 6 anos!






  "Sempre que se conta um conto de fadas, a noite vem"
                                                              Clarissa  Pinkola Estés






                                                                                                                                                                                      Não tínhamos livros em casa, e era uma festa quando íamos visitar vovó Armênia, - minha amada e saudosa vovó Ninha -  ao lado da casa dela moravam o tio Pepe (José), tia Jacira e meus cinco primos: Jaira, Jairo, Janira, Jair e Janete. Aquela casa simples era um paraíso para mim, além de ter tantas crianças para brincar, eles possuíam uma enorme quantidade de gibis. Eu ficava encantada com as aventuras do Cavaleiro Negro, Capitão Marvel, Capitão América, Mandraque, Búfalo Bill, Super Man, Tarzan, O Pato Donald, Mikey, Pateta... as revistas nosso Amiguinho, Grande Hotel...           





"Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos,
os mais acessíveis e sábios conselheiros e os mais pacientes professores."      Charles W. Elliot                   


                                                    
     "O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive." 
                                Pe. Antônio Vieira 








"Acho a televisão muito educativa, todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro."
                                                              GrouxoMarx










"Escrever é gravar reações psíquicas.
O escritor funciona qual antena e disso vem o valor
da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da 
alma de um povo ou pelo menos, instantes da 
vida desse povo."
     Monteiro Lobato


O tempo passou,  mudamos para Lorena.
Logo descobri a Biblioteca Municipal, que funcionava no velho casarão da praça da igreja do Rosário - infelizmente foi demolido.
A bibliotecaria era a saudosa D. Zenaide, eu era visitante de quase todas as noites e ela me recebia sempre com carinho,  atendia-me em minhas pesquisas escolares e tinha sempre um novo romance para indicar.  Sentia, naquele lugar, como se pudesse adquirir toda a sabedoria daqueles livros só em olhar para eles nas prateleiras, coloridos, enfileirados com organização e capricho.


                                          
                                                                                           

Foram livros e mais livros,incontáveis... a todos eu lia com prazer, e em todas as horas possíveis. Lembro-me das inúmeras vezes em que mamãe ia ao meu quarto me  dizer para ir dormir e eu apagava a luz e acendia uma vela, para continuar lendo sem que ela percebesse. Creio que foi a partir desses livros que eu construí a minha felicidade.
             

Dizem que nada acontece por acaso, e nisso eu tenho que acreditar. Depois que me casei , não havia mais tempo para me dedicar a leitura. Havia muito trabalho, muitos  filhos, a corrreria do  cotidiano! Mergulhei de cabeça naquela  minha opção de vida.
Meus filhos cresceram, meu casamento estava acabando.  Foi quando uma amiga que estudava as Cartas dos Anjos,   disse que  eu tinha uma missão,  que estava relacionada a muitos livros... Perguntei-lhe onde eu poderia buscá-los.  Ela apenas respondeu: "- Eles virão até você!". E os Anjos disseram amém!



                        




Quando meu casamento acabou, resolvi  passar algum tempo em minha casa em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Foi uma fase deliciosa! Caminhava em todas as manhãs pela praia,  cuidava de minha casa, de meu pequeno jardim e lia meus livros tranquilamente.
Mas em pouco tempo eu já estava querendo fazer algo que fosse útil a alguém.


 
Eu e meu filho José Ricardo




Apareceu a oportunidade de criar o Núcleo de Educação Ambiental, e com ele veio uma vasta bibliografia.  Em seguida surgiu a idéia de prestar um concurso para professores, e muitos livros vieram!  A biblioteca mais uma vez se ampliou com a aquisição dos livros para o vestibular.
 Com o exercício do magistério e com a Faculdade, cresceu mais ainda e depois mais com a pós- graduação. E os livros continuam chegando. Que sejam benvindos!

                          












É o que você lê quando não tem que fazê-lo que determina o que você será quando não puder evitar.
                    Oscar Wilde
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...