terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vantagens do Aleitamento Materno


ABRACE ESSA CAUSA.



É um grande prazer voltar a participar desta Blogagem Coletiva, que tem o objetivo de divulgar a importância do aleitamento materno no desenvolvimento de nossas crianças,  a convite de sua organizadora,  .Luma Rosa
Mais uma vez também, aqui estou para afirmar que "Sou Ativista da Amamentação".

No ano passado relatei minha experiência com meu primeiro filho, as dificuldades que tive em amamentar, causadas pela inexperiência, pelo trabalho e pela vida atribulada.






Felizmente essas dificuldades hoje estão sendo superadas, devido  às pesquisas e aos  esforços de conscientização que vem sendo realizados através dos últimos anos, por organizações internacionais, governos, associações científicas e técnicas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Associação Americana dos Médicos de Família
(AAMF)
Todos apontam o leite materno como imprescindivel,  porque é um alimento completo, com todos os nutrientes necessários para a alimentação exclusiva nos primeiros 6 meses, e deve continuar a ser o alimento principal pelo menos até o primeiro ano de vida.
É rico em ácidos gordos essenciais, necessários para o crescimento do cérebro e para a retina, o que certamente é uma das razões para as vantagens cognitivas e de visão.


O aleitamento materno possui vantagens evidentes com relação à saúde da criança, ao desenvolvimento intelectual e motor, risco de doenças crônicas futuras e à saúde materna.  Custa pouco,  proporciona benefícios econômicos  para as famílias, para o sistema de saúde e para a sociedade.
  




Sua composição nutricional cria as condições para um crescimento diferente do que acontece com os leites artificiais, com um ganho de peso maior nos primeiros meses de vida e uma diminuição nos meses seguintes.
O leite materno vai variando de constituição ao longo da mamada, do dia e dos meses, permitindo, entre outras vantagens, adaptar-se ao apetite e sede do bebe.
É  uma substância de uma riqueza extraordinária que proporciona proteção imunológica e dispõe de propriedades anti infecciosas e anti alérgicas.
Contribui para a redução das doenças infecciosas e outras, quando comparado com leites que o substituem.


Os profissionais de saúde devem conhecer bem as vantagens que justificam as recomendações sobre a amamentação, para o bebe, para a mãe , para a família, para o ambiente inclusive.

Para a mãe há uma recuperação mais rápida após o parto, permite voltar a forma de antes da gravidez mais rapidamente, diminui a incidência de câncer de mama e de ovário, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatóide.
Está sempre pronto, poupa tempo, não precisa ser aquecido, evita preparações, desinfecções e a enorme quantidade de utensílios necessários.
Sobretudo a mãe se sente mais confiante, segura, tem a sensação de bem estar.
Quanto às vantagens para o meio ambiente, permite poupar energia e recursos alimentares, não são necessárias embalagens, produtos de limpeza e desinfetantes.









Hoje, para encerrar, quero deixar mais esta mensagem às jovens mães:
Não permitam que a inexperiencia, a falta de prática, a dor dos primeiros contatos nas mamadas venham a causar impaciência e desânimo.
A amamentação promove um grande elo de amor entre mãe e filho.




                                        Participe você tambem desta Blogagem Coletiva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...